sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Verdadeiro ou falso?

Falso foi o que pensei quando vi pela primeira vez a foto de uma parte da Cova da Moura pintada toda de azul com figuras do filme Os Smurfs. Que brincadeira de mau gosto, pensei. Pareceu um lugar de um outro planeta.

Pouco tempo depois a imagem veio revelar-se verdade. Fiquei chocado e confuso. E ainda por cima é uma publicidade de um filme que está nos cinemas. Será que ficou bonito? Tem graça? Terá alguma vantagem? Que benefícios traz? O facto é que nada encontrei de benéfico naquilo tudo. Muito pelo contrário.




















O bairro é um lugar com vários problemas. Uma delas é a manutenção das habitações. Há várias famílias que não conseguem manter a casa em condições, mesmo se quisessem. Será que os que tiveram a ideia da pintura aproveitaram dessa situação? E será que os habitantes aceitaram a ideia por causa disto? Porque entre pintar e não pintar obviamente a maioria escolheria o pintar. Eu não conheço os detalhes por detrás disso. Mas a realidade é, se fosse um bairro mais rico os habitantes de certeza não deixariam isso acontecer.

O que irá acontecer quando o hype acabar? Será que as casas vão ser repintadas?

E o estrago que foi feito à pintura de Martin Luther King. Que cena, que insulto. Meterias um calendário pornográfico por trás de um crucifixo? Obviamente que não. Nada ficou a condizer. O King é sinonimo de assunto sério, não de brincadeira.
.
Por último, não gostava que a Cova da Moura viesse a ser identificada com a aldeia dos Smurfs. Já levámos com tanto preconceito, tantos estereótipos e piadas estúpidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário